Logística e Transporte de Carga

A indústria de Transportes de Carga e Logística enfrenta situação de grave insegurança jurídica: a legislação que trata do assunto é ultrapassada, esparsa e insuficiente; os institutos essenciais para estabilizar as relações jurídicas não possuem previsão legal clara (como prescrição e decadência); a jurisprudência brasileira se mostra pouco comprometida com a harmonização das decisões judiciais e tampouco com os usos e costumes comerciais. Além disso, a morosidade do Judiciário não permite que as decisões acompanhem a dinâmica do mercado.

Para lidar com essa complexidade, estruturamos uma equipe de advogados que conhecem a operação de transporte internacional de carga, logística e comércio exterior e que possuem experiência nas demandas contenciosas e consultivas das empresas do segmento.

Nossos profissionais estão capacitados para atender agentes de carga aérea e marítima, NVOCCs, OTMs, transportadores, importadores, exportadores e demais intervenientes do comércio exterior. Atuamos de maneira estratégica e multidisciplinar, aliando o conhecimento técnico jurídico com a visão do negócio do cliente, pensando diferente, propondo soluções criativas, sempre com foco na entrega de trabalhos de excelência.

Estamos voltados primeiramente à prevenção de litígios, com vista à redução de riscos e de custos, o que fazemos, por exemplo, por meio da construção ou revisão de políticas internas e do suporte à tomada de decisões do cliente. No contencioso, buscamos realizar um trabalho especializado e individualizado, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos processos que tratam de questões sensíveis ao setor e, assim, colaborar para a harmonização da jurisprudência.